segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Criar empresas de "outsourcing" para as áreas administrativa e comercial, com base nas tecnologias de informação

O QUÊ?

- Apoiar a criação em Setúbal de um Nucleo (“Cluster”) de Empresas fornecedoras de serviços,(com base nas Tecnologias de Informação), em “outsorcing”, para Grandes e Médias Empresas Nacionais ou Internacionais, estejam estas sediadas no Distrito, no País ou no Estrangeiro.

PORQUÊ?

A 3ª Revolução Industrial que actualmente vivemos deveu-se às oportunidades criadas pelos desenvolvimentos da Informática e das Telecomunicações. As novas Tecnologias de Informação levaram a uma descentralização dos processos Empresariais e a uma grande abertura para comprar em “outsorcing” uma grande parte destes processos nomedamente as áreas administrativas e de apoio á area comercial. Tirando proveito da oferta de mão de obra muito qualificada, e de custos salariais e de telecomunicações baixos, alguns países, dos quais a India é lider mundial criaram grandes unidades de outsorcing que executam uma parte do processo de grandes empresas mundiais (contabilidade, call centers...). Setúbal pode e deve competir nesta área de negócio, para criar emprego a jovens quadros qualificados e, simultâneamente, participar também na 3ª Revolução Industrial.

COMO?

- É um trabalho para ser desenvolvido/dinamizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal com o apoio de Entidades como a Universidade Nova de Lisboa (Polo de Almada) AICEP, Associação Portuguesa Business Angels.... Trabalho a ser desenvolvido a médio/longo prazo. Passos:

1. Criação de um Concurso dirigido a Projectos específicamente nesta área, para alunos do Politécnico de Setúbal e do Polo de Almada da Universidade Nova, em que o melhor projecto será premiado com garantia de crédito para concretização do Projecto.

2. Apoio Consultivo durante o lançamento e nos 3 primeiros anos do Projecto.

3. Apoio à divulgação, ( Assessoria Mediática e outros) da Ideia, e dos Resultados/Eficácia da concretização do Projecto.

(Preparado em 13 de Julho de 2011 por José Selão Domingues Barbosa)

(jselaobarbosa@gmail.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário