sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sobre correr e caminhar em Setúbal

Comecei a correr em Setúbal há quase 4 anos. Talvez por viver perto da Arrábida, por gostar do campo, porque gosto do silêncio, enfim, porque gosto, corro muito na serra, gosto de Trail e de ultra-maratonas e por isso até me dá jeito ter uma serra aqui ao pé onde possa treinar.

A questão é que nem toda a gente pensa como eu. Muitos até gostam de caminhar apenas 1 ou 2 horas, ou 30 minutos e não são grandes entusiastas de subidas muito íngremes. Posto isto lanço aqui uma pergunta. Para onde se pode ir correr ou caminhar em Setúbal?
Em lado nenhum. A menos que se tire prazer em dar 40 voltas ao parque de Vanicelos (durante quanto tempo se aguenta uma tal rotina?), a menos que se goste de arriscar a vida a correr na N10, a menos que se goste de respirar fumo de escape dos carros no meio da cidade. A menos que se pegue no carro para ir correr, num contra-senso brutal tão grande que me aborrece só de pensar nisso (embora o tenha de fazer algumas vezes).
Resta-nos arriscar que não haja muito trânsito (e nunca no Verão) na estrada das praias. Resta-nos a famosa estrada de terra batida junto ao caminho de ferro até ao Padre Nabeto (mas nunca se formos do sexo feminino e estivermos a sós). Resta-nos respirar os ares da Sapec na estrada da Setenave (mas nunca nunca durante a semana). Resta-nos as voltas ao parque mais próximo dos únicos 4 que dispomos (e 3 peço desculpa mas são ridiculamente pequenos).

À noite durante a semana ninguém pega no carro para ir caminhar. As pessoas saem de casa e vão andar, saem de casa e começam a correr, o tempo é pouco e há que aproveita-lo. Eu vejo-as aí a desviarem-se dos carros a arriscarem a vida nas estradas, a darem vezes sem conta as mesmas voltas em Vanicelos. Quanto tempo se vão aguentar até desmotivarem?

E depois vou a Matosinhos, à Caparica, a Vendas Novas, a Évora, a Cascais e terras muito mais pequenas que Setúbal e com um entorno natural muito menos interessante e vejo que existem ciclovias, percursos pedonais, circuitos de manutenção, parques onde se pode correr, caminhar passear durante horas sem passar no mesmo sitio. Eu quero isso para Setúbal.

Quero uma zona verde que tenha um percurso com 5km ou 10km de extensão. Não quero uma ciclovia onde só podem andar crianças com 50 curvas e que atravessa 5 passadeiras como a que existe na Luisa Todi. Quero um percurso onde não se oiça os carros. Quero correr sem estar preocupado em ser atropelado, sem levar uma baforada de um autocarro pela cara, sem me preocupar com a minha segurança. E sobretudo quero que toda a gente o possa fazer também.

6 comentários:

  1. Acho muito difícil,numa terra onde se cortam àrvores porque empatam os estacionamentos e onde as "autoridades" destroiem e levam vasos de plantas bem cuidadas à porta de casa ( no Bairro Salgado) com a arrogancia do cumprimento das normas camaràrias (ocupação indevida do espaço público )estando no mesmo passeio e nos outros em frente muitos automóveis a ocuparem o quê? Enfim........

    ResponderEliminar
  2. Assunto interessante a aprofundar esse. principalmente quando sei que a junta andou a distribuir floreiras pelo bairro... Vou investigar. Está disponivel para escrever um pequeno texto sobre o assunto de modo a que possamos levar o problema junto de quem responsável?
    Obrigado por ter participado

    ResponderEliminar
  3. Bom, eu vi aqui escrito um "lamentar" do que não há mas não vi a apresentação de uma proposta.
    Em Setúbal (dentro de Setúbal, que é onde as pessoas vivem), onde se poderia criar isto?:
    "Quero uma zona verde que tenha um percurso com 5km ou 10km de extensão."
    Atenção, quero fazer uma crítica construtiva e que se aponte uma possível solução.

    ResponderEliminar
  4. Caro Motonauta

    Obrigado pelo seu comentário. Em breve terá algumas sugestões em resposta à sua pergunta.

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente, ontem retomei à noite as corridas, dentro de Setúbal, e fui para o Parque do Bonfim.
    Julgo ser, actualmente, dentro de Setúbal (vivo no Bairro Santos Nicolau), o único local possível para este actividade. Ou haverá outras alternativas que desconheço? Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Olá motonauta. Eu corro há alguns anos e sem ir para a serra e sem ter de pegar no carro, a única alternativa aos parques (para mim pequenos e repetitivos no espaço) é um caminho junto à linha de caminho de ferro que segue até à estação de palmela e mais à frente à estação da venda do alcaide. O melhor paruqe para correr é o parque verde da bela vista. Tb se pode improvisar um bocado fazendo a zona central da Av Luisa Todi e continuando até ao Parque Urbano de Albarquel.

    ResponderEliminar