segunda-feira, 25 de julho de 2011

Restaurar o Mosteiro de Jesus e a Envolvente

O QUÊ?
- Terminar a Obra de Recuperação do Mosteiro de Jesus e da área envolvente nas traseiras da Igreja de Jesus.
PORQUÊ?
Setúbal precisa de elementos para competir com as outras cidades, no sentido de atrair visitantes, moradores e investidores. O único monumento que Setúbal tem com dimensão nacional e internacional é o Mosteiro de Jesus do qual apenas se encontra restaurada a Igreja. Entendemos que a recuperação do Mosteiro e área envolvente deva passar a ser a próxima 1ª prioridade de acção das Entidades Públicas e não Públicas do Concelho.
COMO?
Recuperação do Mosteiro – Proritizar parte das verbas disponíveis no Orçamento Cultural do Municipio. Estudar que utilização dar à parte do Mosteiro a recuperar (Museu?), de forma a encontrar Patrocinadores Públicos e Privados. Organizar eventos (espectáculos) em que parte dos resultados financeiros são claramente assumidos como apoio à recuperação do Mosteiro de Jesus, e que, pela sua dimensão, possam atrair também visitantes da Grande Lisboa.
Arranjo da Envolvente do Mosteiro – Para dar relevância ao Mosteiro deverá libertar-se a envolvente (por detrás da Igreja de Jesus) de alguns dos edificios que o escondem. Refiro-me aos edificios Balneários Paula Borba e à casa de apoio aos Serviços de Limpeza da Câmara Municipal que devem ser eliminados. O espaço libertado mais o dos terrenos (actualmente utilizados como espaço de estacionamento) que ficam nas traseiras do Antigo Hospital e do actual Colégio e vão desde o Mosteiro até às instalações da SantaCasa da Misericórdia, e da Escola Primária, deviam ser todos ajardinados de forma a criar uma zona de lazer confinando com o Mosteiro de Jesus e dando-lhe realce. Como financiar esta obra? Negociando (a Câmara Municipal) com os proprietários dos referidos terrenos e Empresas de Exploração de Parques de Estacionamento a autorização para criarem e explorar (por um período a definir) um parque de estacionamento automóvel por baixo do referido jardim, cujas obras financiariam.

(Preparado em 12 de Junho de 2011 por José Selão Domingues Barbosa)
(jselaobarbosa@gmail.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário